Coco Chanel

"Uma mulher precisa apenas de duas coisas na vida: um vestido preto e um homem que a ame".

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Dia Nacional do Café

“O café não é originário do Brasil, mas somos o maior produtor. Uma em cada três xícaras de café que se consome no mundo é do Brasil”

Até o século XVIII, o café era prescrito como medicamento e vendido em farmácias, mas até chegar lá passou por proibição até do papa e, pasmem... das mulheres, com direito a "Petição das Mulheres contra o Café", lutando contra os maridos que deixassem as amadas de lado por uma xícara da bebida. Foi então que tudo mudou: o papa percebeu que ficava mais alerta e bem disposto para orar sempre que tomava café e passou, então, a recomendá-lo a todos os fiéis.

As verdades

Além da cafeína, que estimula o sistema nervoso, mantendo a pessoa atenta, ativa e ágil, o café contém, ainda, muitas outras substâncias que são altamente benéficas para o organismo, como minerais, vitaminas, aminoácidos e os celebrities da vez: os poderosos antioxidantes. Não é de se estranhar, portanto, que o café oferece muito mais para a saúde do que se imagina! Graças às substâncias que combatem os radicais livres, é possível retardar o envelhecimento e prevenir doenças como o câncer, diabetes, doenças cardíacas e doenças degenerativas do cérebro. O café ajuda até a emagrecer! "Ele reduz a sensação de fome", explica a nutricionista Anita Sachs. E tem zero caloria!

Para surtir efeito, os especialistas costumam indicar, para os adultos, de duas a quatro xícaras por dia, enquanto que, para as crianças, o consumo deve ser um pouco mais reduzido, mas nunca cortado: três xícaras por dia é uma boa média. Segundo Anita Sachs, o café deve ser misturado ao leite antes de ser servido aos pequenos. "Torna-se ainda mais nutritivo", ensina. Mas é preciso aliar a bebida a outros hábitos saudáveis, como atividades físicas regulares e uma dieta balanceada.

Um estilo de vida

Aqui no Brasil não tem chá das cinco, como na Inglaterra, mas toda vez que queremos agradar a visita, cafeteiras a postos, e logo sai um café fresquinho. Em 2006, segundo a pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), 94% dos entrevistados se declararam consumidores de café. Não é à toa que as cafeterias estão invadindo cada vez mais a terra brasilis, trazendo uma explosão de novos sabores. Os brasileiros, por sua vez, estão ficando cada vez mais seduzidos e imersos no universo encantador da degustação de café.

Nada mais justo! "O café não é originário do Brasil, mas somos o maior produtor. Uma em cada três xícaras de café que se consome no mundo é do Brasil", afirma o barista Emilio Rodrigues, da Abissinia Casa do Barista, no Rio, que ministrará curso, na França, aos candidatos do Campeonato Francês de Baristas. Mas, segundo ele, apenas no final dos anos 90, com o acesso dos brasileiros aos chamados cafés gourmets, de alta qualidade, passamos a entrar em contato com a alta cepa do pretinho.



O café da foto é o Esmeralda =)
Segue a receita

Café Esmeralda

Um café quente para os dias mais frios

Ingredientes para 2 pessoas

300 ml de café quente
5 colheres de chá de açúcar pilé
4 colheres de sopa de natas batidas
40 ml de Kahlùha (licor de café)
20 ml de brandy ou conhaque
2 colheres de chá de xarope de chocolate
um pouco de canela em pó
1 colher de chá de pedacinhos de chocolate para decorar
Preparação

Misture o Kahlùha e o conhaque com o xarope de chocolate e junte canela a gosto
Verta em dois copos quentes, cubra com café e mexa
Com cuidado, misture as natas batidas com o açúcar pilé, coloque as colheres no café e decore com pepitas.
http://www.pt.jura.com/home_pt_x/about-coffee/recipes/recipes_detail.htm?reference=35636&checkSum=9661B3C5389B861D0A3F4FAA2618EF9F


Mais receitas:




***Beijinhos pro Dudu...meu amor... incansável parceiro de vida e cafés (L)(L)

2 comentários:

  1. hahahaha...
    TE AMO MUITO MAIS DO QUE CAFÉ, mesmo gostando dessa bebida..
    S2

    ResponderExcluir
  2. Que bueno el café! no puedo vivir sin él!

    ResponderExcluir