Coco Chanel

"Uma mulher precisa apenas de duas coisas na vida: um vestido preto e um homem que a ame".

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Sábias Palavras de Glorinha


"Quanto tempo dura uma moda? Na antiguidade podia durar séculos - a toga greco-romana, por exemplo, durou 600 anos, com pequeníssimas variações. Durante a época da Renascença durava o tempo dos nobres inventarem, até o primeiro burguês copiar. A partir do século 20, passou a durar os meses que definiam uma estação e hoje muda todo dia. E por que não?

Se não, vejamos: bocas, cabelos, unhas tinham como convenção usar, para efeitos embelezantes, cores que fizessem parte da cartela natural delas. Cabelos de gente poderiam, portanto, ser pretos, marrons, brancos, ruivos ou louros (e todas as suas respectivas variantes). Maquiagem e esmaltes de unhas seguiam a mesma ideia base.

Hoje em dia o frenesi de se diferenciar, de se sentir atualizado com a modernidade, faz com que uma pessoa possa sair - sem ser preso ou censurado – ostentando as unhas das mãos verdes, as dos pés pintadas de preto, a boca azul e os cabelos brancos descoloridos. De novo: por que não?

São convenções perfeitamente passíveis de serem revistas e que não vão acarretar nenhuma trágica revolução social ou econômica. Que os interessados divirtam-se com as novas cores o quanto quiserem. Vai ter sempre a possibilidade de mudar de ideia e voltar a usar misturinha nas unhas, cabelo da cor de nascença e boquinha cor de rosa."

Nenhum comentário:

Postar um comentário